Clima / Relevo / Hidrografia

Clima

Região de tonalidades climáticas atlânticas, em que o verão moderado e breve não destoa as paisagens verdejantes dominantes em que as necessidades do ser humano transformaram a terra dos vales baixos, que é pouca, num domínio de policultura.

Onde se descobrem traços da antiga economia pastoril, que seria a natural vocação destes lugares. 

 Nos meses mais frios as temperaturas chegam atingir 8ºC 10ºC e no mês mais quente 18ºC. Entre Julho e setembro há nevoeiro e orvalho. Sofre ventos húmidos W, SW, no Inverno e no Verão, os ventos são de SW, no mês de Outubro e Abril, o vento sopra do NE.

Ameno, é o clima. Lousada assume-se como o coração do Vale do Sousa, já que se encontra no seu centro geográfico.

Hidrografia

Lousada é um concelho de média altitude. Os pontos mais baixos situam-se a uma altitude de cerca de 200 metros - vales de Sousa e Mesio a sul e vale da Ribeira de Sá (afluente do Vizela) e Ribeira de Lustosa na parte norte.

Os pontos mais altos encontram-se nas freguesias de Lustosa e St.º Estevão de Barrosas, sendo a sua altitude compreendida entre os 450 e os 850 metros.

Esta morfologia faz com que o concelho apresente três zonas distintas, com características diferentes e que condicionam o aproveitamento agrícola da região.

A norte uma zona com características do Minho central, segue-se uma zona de montanha com cabeços arredondados, pobre sobre o ponto de vista agrícola, pois revela apenas apetência para a floresta, onde vêem-se, no entanto, pequenas leiras cultivadas com algum cereal e forragem.

Finalmente a zona sul, característica já do Baixo Minho, é a que melhores condições tem para a agricultura


Contatos

Administrador