Lendas

Lenda da Senhora da Aparecida

 

Pelos meados de Agosto, é tempo de romaria e festa da Senhora da Aparecida. Aí pelo ano de 1823, no adro de Nossa Senhora da Conceição mão se sabe como, alguém descobriu a Imagem de Senhora  Aparecida. Sabe-se que a descoberta foi precedida de estranhos sinais que não paravam de chegar do céu em direcção à entrada de uma antiga mina seca que ficava ali no mesmo sítio do adro.
Essa mina servia de abrigo a um simpático eremita, cuja origem ninguém conhecia, mas que era estimado por todos. Pelos animais e pelas crianças que, encantadas se sentavam ao seu redor a escutar histórias lindas e de sonhar...
Assim corriam os anos até que um dia alguém estranhou o seu desaparecimento. Talvez tivesse ido mais longe nas suas voltas, a algum povo distante mostrar um oratório pequeno que sempre levava consigo, com a Imagem da Virgem Maria. Mas não voltou mais... até que os tais sinais, relâmpagos certinhos e estrelas que caíam na boca da mina, levaram os fregueses e o pároco a pensarem que algo se passava na tal mina. Foi só escavar um pouco e logo apareceram os trapos do ermitão juntos com a bela Imagem, Aparecida pois claro!

 

 

LENDA DA NOSSA SENHORA DE SILVARES 

A imagem desta Santa apareceu num monte, situado entre as freguesias de Silvares, do concelho de Lousada, e de Santa Maria de Idães, do concelho de Felgueiras, e que por isso foi chamado Monte da Senhora.
Como os da freguesia de Santa Maria de Idães, que iam à lenha ao Alto da Senhora a encontrassem, levaram-na para a igreja da sua freguesia; mas os de Silvares quiseram-na, estabelecendo-se rivalidade entre as duas freguesias. Houve luta, ficando vencedores os de Lousada, que a levaram para a sua freguesia. Mas a Santa, quando lá chegou, desapareceu e foi para o Alto da Senhora, sendo outra vez achada pelos lenhadores de Idães, que a conduziram para a sua igreja. Os de Lousada, sabendo que os de Idães já a tinham, tiraram-lha, e repetiu-se a cena três vezes. Os de Silvares, vendo que a Santa não queria estar na sua igreja, prometeram-lhe que A levariam todos os anos em procissão a Idães. Então a Santa fixou residência em Lousada, numa capelinha que lhe construiram, e cumpriu-se a promessa bastantes anos.

 

 LENDA DE CAÍDE DE REI

Através desta lenda ficaremos a saber como foi atribuído o nome a “Caíde de Rei”.

Diz a lenda que ali, na casa da Quintã, pertença duma família que ainda tem o apelido “dos de Caíde”, um belo dia, o Rei ao passear no seu cavalo, não evitou um estúpido tropeço e caiu mesmo do cavalo. Daí o nome da terra...
 

 

 

 

 


Contatos

Administrador